(81) 3302.4300 contato@doefav.com

FAV COMEMORA 34 ANOS COM LANÇAMENTO DE GUIA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Notícias

FAV COMEMORA 34 ANOS COM LANÇAMENTO DE GUIA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

..

LANÇAMENTO GUIA PARA PROFISSIONAIS DE SAUDE

Em comemoração ao aniversário de 34 anos da Fundação Altino Ventura e em alusão ao Dia das Crianças, a instituição lançou, no dia 13 de outubro, no Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos (CER – IV), na Iputinga (zona Oeste do  Recife), o Guia de apoio para profissionais da atenção primária à saúde no contexto da Síndrome da Zika Congênita. O guia é fruto de uma parceria entre a FAV e a Secretaria Municipal de Saúde, que contaram com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). 

A concepção do documento se deu a partir de 2015, quando houve o surto de zika em Pernambuco. O material foi construído a partir de uma ampla consulta a profissionais da Atenção Primária e especialistas com experiência no atendimento das crianças com Síndrome da Zika Congênita. Gestores em saúde e familiares de crianças que sofreram os efeitos do vírus zika também foram ouvidos para a elaboração do guia. O material é bastante didático e contém imagens e gráficos que contextualizam as melhores recomendações diante das demandas dos especialistas,  

O guia incluiu as principais manifestações clínicas e condutas especializadas apontadas por profissionais das diversas especialidades como imprescindíveis aos profissionais da Atenção Primária. O material irá ajudá-los a compreender melhor os casos de SZC, na sua amplitude e profundidade, a partir da visão de especialistas e com base nas respostas do paciente a cada protocolo utilizado desde o diagnóstico ao tratamento. Qualquer profissional da área de saúde, cuidador, pai/mãe interessado em entender mais sobre o assunto terá acesso gratuito ao material, que estará disponível no site da Fundação Altino Ventura: doefav.com

A criação do guia teve como objetivo fortalecer os protocolos locais e nacionais existentes, por meio do diálogo entre profissionais da Atenção Primária e especialistas das diversas áreas que atuam na linha de frente, coordenando o cuidado e acompanhando longitudinalmente as crianças e suas famílias. 

Segundo Dra Liana Ventura, vice-presidente da FAV, “espera-se que este documento contribua para o aperfeiçoamento da atenção primária e a melhoria da comunicação entre níveis assistenciais, com repercussões positivas sobre a qualidade da assistência prestada às crianças com Síndrome da Zika Congênita e suas famílias.” Para o presidente da FAV, Dr. Marcelo Ventura, “graças a Deus, nesses 34 anos, estamos levando esperança onde já se perdeu a fé e luz onde só existe escuridão.”

Consultora Nacional de Saúde da Criança da Organização Pan Americana da Saúde Opas/OMS, Tatiana Coimbra participou do lançamento do guia e destacou que esse material será importante para capacitar profissionais do Brasil inteiro que atuam na Atenção Primária, como os pediatras, médicos da família e enfermeiros. “As crianças têm sinais e sintomas muito específicos, que mesmo os especialistas não conseguiam, inicialmente, identificar. Agora, porém, temos um protocolo unificado e de fácil acesso, por meio do qual é possível não apenas identificar sinais e sintomas, como dar continuidade ao tratamento dessas crianças, que precisam de atenção interdisciplinar”, pontuou.

Integrante da equipe técnica de saúde da criança da Secretaria de Saúde do Recife, Paulo Frias ressalta que o guia é absolutamente fundamental, pois retrata a experiência que foi construída por profissionais da atenção primária e atenção especializada de vários lugares onde Brasil que fazem o acompanhamento dessas crianças. “O guia engloba tanto a coordenação clínica por parte da atenção primária como a continuidade do cuidado na atenção especializada. Ele traz informações ampliadas para as crianças, famílias e gestantes e é instrumento de consulta precioso para o conjunto de profissionais que prestam atenção às crianças que nasceram nesse período da emergência em saúde pública relacionada à SCZ”. 

Ana Sofia Costa, diretora da Atenção Básica à Saúde do Recife, falou da sua alegria e orgulho em participar do lançamento deste guia, especialmente no aniversário de 34 anos da Fundação Altino Ventura. “Deixo meus parabéns e desejo que esta Fundação tenha muitos anos de trabalho e continue fazendo o bem, que é o pilar desta instituição”, destacou a diretora, representando o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 

O guia ser lançado pela FAV e Secretaria de Saúde do Recife com apoio da OPAS é muito importante porque aqui foi o epicentro da epidemia. E a partir da experiência desses profissionais que acompanharam as crianças desde o seu nascimento, o mundo pôde aprender.  

Texto: Myllena Valença
Fotos: Izabele Brito

 

Leave a Reply