FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA INAUGURA SEDE PRÓPRIA NA IPUTINGA

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA INAUGURA SEDE PRÓPRIA NA IPUTINGA

No ano em que comemora 35 anos, a Fundação Altino Ventura – FAV inaugura sua sede própria, localizada na Av. Maurício de Nassau, 2075, Iputinga (Recife).

A solenidade de inauguração do novo prédio ocorreu no último dia 9 de novembro e contou com a presença de autoridades, médicos, colaboradores, parceiros, voluntários e pacientes que fazem parte da história da FAV.

Na ocasião, foi entregue o Prêmio Fundação Altino Ventura: Visão Social 2021, uma edição comemorativa dos 35 anos da instituição. Foram agraciadas personalidades, autoridades e entidades que contribuíram de forma relevante para as ações desenvolvidas pela FAV no âmbito da responsabilidade social.

As novas instalações foram inauguradas pela governadora do estado de Pernambuco em exercício, Luciana Santos, o secretário de saúde de Pernambuco, Dr.  André Longo, o presidente da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura, a presidente do Conselho Curador da Fundação Altino Ventura, Dra. Liana Ventura, entre outras autoridades.

Com a entrega deste novo espaço à população, a Fundação passa a funcionar em um complexo hospitalar com 20.000 m² de área construída, tornando-se o maior centro oftalmológico a prestar serviço público na América Latina. Esta estrutura irá dobrar a capacidade da FAV, podendo realizar até 70 mil procedimentos e 4 mil cirurgias oftalmológicas, mensalmente.

Com com 15.000 m², distribuída em sete pavimentos, a nova edificação conta com moderno e completo centro diagnóstico com 33 salas de exames complementares; polos especializados com 35 consultórios; bloco cirúrgico com 16 salas de cirurgia; centro administrativo; centro de estudos e pesquisas científicas; além de biblioteca e do Memorial Histórico da Fundação Altino Ventura.

Em sua trajetória, a instituição sempre funcionou em imóveis alugados; por isso, realizou inúmeras campanhas de captação de recursos, contou com apoio de parceiros nacionais e internacionais, até que finalmente alcançou o objetivo de concluir a obra. O investimento nas instalações da FAV girou em torno de R$ 30 milhões.

O desafio agora é adquirir equipamentos e insumos para o funcionamento pleno da unidade. Atualmente, a Fundação conta com parceiros, incluindo o Ministério da Saúde, o Governo do Estado de Pernambuco, prefeituras municipais do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada e Salgueiro, e está buscando novos parceiros para garantir a sustentabilidade institucional.

Texto: Myllena Valença
Fotos: Izabele Brito