FAV GANHA PRÊMIO NACIONAL
A Fundação Altino Ventura – FAV foi uma das cinco instituições do Brasil premiadas pelo Plano Viver sem Limite, do Ministério da Saúde, em cerimônia que contou com a participação do ministro Marcelo Queiroga, ontem, em Brasília.
Concorrendo com 93 instituições de todo o País, a FAV recebeu o troféu de reconhecimento por estar entre as melhores iniciativas em prol das pessoas com deficiência na rede especializada do Sistema Único de Saúde – SUS.
A FAV foi selecionada na categoria “Linhas de cuidado e humanização” por sua atuação no Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos – CER IV. A seleção levou em conta critérios como a capacidade para produzir melhorias de acesso, independência, autonomia e inclusão; criatividade e inovação; alinhamento com as políticas de atenção à saúde e capacidade de resposta às crises.
Esta foi a primeira edição do prêmio, que comemorou os dez anos de atuação do Plano Viver sem Limite.
O ministro Marcelo Queiroga entregou troféus de reconhecimento aos profissionais que trabalham na ponta, que são essenciais para o atendimento de qualidade à população. “Hoje, comemoramos uma década desta política pública que tem promovido a inclusão e tantos benefícios para os brasileiros. É sempre importante ressaltar que somente será possível contemplar os direitos cidadãos por meio do fortalecimento do SUS, que é universal e atende a todos”, ressaltou.
Presidente do Conselho Curador da FAV, Dra. Liana Ventura disse estar extremamente emocionada e grata pelo reconhecimento do órgão supremo do Brasil responsável por todas essas iniciativas públicas voltadas à pessoa com deficiência. “Toda a equipe multiprofissional do CER IV da FAV está de parabéns por seu trabalho e dedicação. Agradeço muito a Deuse; também, a essa equipe e aos nossos parceiros pelo apoio aos projetos desenvolvidos para a reabilitação de pacientes nas áreas visual, auditiva, física e intelectual. Agradeço ainda aos pacientes pela confiança em nosso Centro de Reabilitação. Este prêmio aumenta a nossa responsabilidade diante da sociedade”, destacou Dra. Liana Ventura, que participou da cerimônia junto ao assessor da presidência da FAV, José Vieira.
Viver sem Limite
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite foi criado por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011 reafirmando o compromisso do Brasil com as prerrogativas da convenção da Organização das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Os eixos de atuação do Plano Viver sem Limite são: acesso à educação; atenção à saúde; inclusão social; e acessibilidade.