FAV GANHA NOVO BLOCO CIRÚRGICO

FAV GANHA NOVO BLOCO CIRÚRGICO

BLOCO CIRURGICO FAV

A população de baixa renda, usuária do SUS, que necessita de cirurgia oftalmológica na Fundação Altino Ventura conseguirá acesso ao serviço especializado cirúrgico em um menor espaço de tempo.
É que nesta sexta-feira, 25 de março, foi inaugurado o bloco cirúrgico do novo Complexo Hospitalar da FAV, localizado no bairro da Iputinga.

Inicialmente, irão funcionar três das 16 novas salas de cirurgia. Com isso, será possível dobrar o número de procedimentos, chegando a mais de 500 pacientes operados por mês.

O bloco cirúrgico da Fundação – o maior e um dos mais modernos da área oftalmológica do Brasil – realizará cirurgias oftalmológicas de média e alta complexidade.

Quando estiver totalmente equipado, permitirá à instituição realizar cerca de 4 mil procedimentos cirúrgicos por mês, reduzindo significativamente a fila de espera dos pacientes.

Este será o maior bloco cirúrgico oftalmológico do País, com a possibilidade de realizar 20% das cirurgias de catarata (via SUS) de todo o Brasil.

O orçamento estimado para equipar as 16 salas do bloco é de R$ 15 milhões. A FAV vem buscando o apoio dos parlamentares das bancadas estadual e federal de Pernambuco, pleiteando emendas parlamentares, assim como doações de parceiros para aquisição desses equipamentos.

Para conseguir acesso à Fundação Altino Ventura o paciente deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua casa. O encaminhamento à unidade oftalmológica é feito por meio do setor de regulação da Secretaria Estadual de Saúde.

Texto: Myllena Valença
Fotos: Cristiane Dias