FAV PARTICIPA DE AÇÃO GLOBAL NO RECIFE

FAV PARTICIPA DE AÇÃO GLOBAL NO RECIFE

IMG_7373_2

A Fundação Altino Ventura participou da primeira Ação Global do programa Bem-Estar, realizada pela TV Globo, no Recife. O evento aconteceu no Parque de Santana, durante toda a manhã desta sexta-feira (9). Médicos da instituição prestaram atendimento oftalmológico gratuito a cerca de 400 pacientes de baixa renda.

Na ocasião, exames de autorrefração, acuidade visual, biomicroscopia do fundo de olho, tonometria (medição da pressão intraocular), mapeamento de retina, teste do reflexo vermelho (teste do olhinho) e teste de catarata foram oferecidos à população.

Segundo o oftalmologista Bernardo Cavalcanti, “todo paciente deve passar por exames periódicos pelo menos uma vez por ano. Aqueles com glaucoma, diabetes ou qualquer outra doença na visão precisam de visitas mais frequentes ao oftalmologista. Um evento como esse é importante porque, através dele, podemos orientar e prevenir a população sobre essas condições que podem afetar a visão”.

A dona de casa Maria Ferreira dos Santos, 68, aproveitou a Ação Global para atualizar exames. “Essa ação foi maravilhosa porque consegui consulta com um oftalmologista, que há muito tempo eu precisava. Acabei descobrindo que estou com catarata. Agora vou em busca de uma unidade de saúde para ser encaminhada ao tratamento”, contou.

Outras instituições voluntárias também estiveram presentes no evento para realização de exames clínicos, como aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, exame clínico vascular, exame clínico da boca, exame de elastografia hepática, e testes para doenças sexualmente transmissíveis.

Na área oftalmológica, a ação teve o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO e Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco. Os serviços foram oferecidos também por oftalmologistas do Hospital de Olhos de Pernambuco – HOPE e Hospital da Clínicas – UFPE, entre outras instituições.

Texto: Nathália Bormann
Fotos: Izabele Brito