Sobre

A Fundação Altino Ventura (FAV) foi fundada em 13 de outubro de 1986. É uma instituição filantrópica, de utilidade pública municipal, estadual e federal. Está inscrita no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), sob o número 0000485. Possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde – CEBAS. Toda assistência clínica, cirúrgica e de emergência oftalmológica oferecida aos pacientes da população de baixa renda pela FAV é feita 100% através do Sistema Único de Saúde (SUS), portaria Nº 2.512/2012-MS. Através de diversos projetos de combate à cegueira e reabilitação visual já beneficiou 145, dos 185 municípios do estado de Pernambuco.

A FAV tem como missão: promover a saúde ocular e das múltiplas deficiências; reabilitar/habilitar pacientes com deficiências múltiplas; contribuir para a inclusão social dos pacientes; e fomentar o ensino e a pesquisa científica.

A capacidade instalada média mensal é de 25.000 consultas oftalmológicas, 175.000 exames complementares, 1.260 assistências a pacientes com Glaucoma e 2.100 cirurgias oftalmológicas.

Através de seus Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Residência Médica, Especialização e Fellow em Oftalmologia), já formou 514 médicos oftalmologistas brasileiros e estrangeiros (América Latina e Angola).

A instituição desenvolve regularmente pesquisas científicas que são apresentadas em congressos científicos nacionais e internacionais e publicadas em revistas científicas indexadas. No ano de 2017, foram publicados 28 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais.

1986

fav-1986

Inauguração Fundação Altino Ventura.

1987

clinica-olhos

Inauguração do Banco de Olhos da FAV.

1988

cursos

Implantação do Curso de Especialização em Oftalmologia.

1991

fellow

Implantação do Curso de Fellow em Oftalmomlogia.

1992

ihv-20140819

Credenciamento para atendimento pelo SUS.

1993

fav-1993

Aquisição da Unidade Clínica Móvel.

XXVlll-Encontro-Científico.-20-03-15-53

Início dos Encontros Científicos Anuais.

exame

• Credenciamento para o Curso de Residência Médica • A Fundação é homenageada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco com a Medalha do Sesquicentenário de Joaquim Nabuco

médicos

Atinge a marca de 01 milhão de procedimentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos realizados.

cirurgia

• Recebe a doação da Unidade Cirúrgica Móvel Inácio Cavalcanti pelo Rotary. • Atinge a marca de 02 milhões de procedimentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos realizados. • Inicia o programa de voluntariado.

101_1990

Inaugura a Unidade Avançada de Salgueiro/PE.

fav-2005

• Implantação da Emergência 24h. • Aquisição de novas Unidades Móveis Clínicas. • Criação do Centro de Reabilitação Menina dos Olhos. • Inauguração da Unidade de Jaboatão.

fav-hoje

• Atinge a marca de 03 milhões de procedimentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos realizados.

arcoverde

• Ultrapassa a marca de 04 milhões de procedimentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos realizados. • Inauguração da Unidade Avançada de Arcoverde/PE.

385f1c30373cd37dc48cf79a62474acc

• Inauguração da Unidade Avançada de Paulista/PE. • Aquisição do terreno para construção da sede própria, no bairro da Iputinga (Recife/PE). • Lança a pedra fundamental da construção da sede própria, no bairro da Iputinga (Recife/PE).

18_selo-correiosok

• Atinge a marca de 06 milhões de procedimentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos realizados. • Lança selo comemorativo pela passagem de seus 25 anos. • Lança campanha para captação de doações.

upae

• Recebe da Secretaria de Saúde de Pernambuco a certificação de OS – Organização Social. • Passa administrar a UPAE – Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado, em Caruaru/PE. • O Centro Especializado em Reabilitação recebe certificação CER II (Visual e Intelectual) do Programa Viver sem Limite, do Ministério da Saúde.

novo-papel-parede-bandeira-750x330

• Inaugura o módulo I da sede própria, no bairro da Iputinga (Recife/PE), onde passa a funcionar o Centro Especializado em Reabilitação. • Passa administrar o HMV – Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru/PE.

Em 32 anos de atuação, já foram realizados mais de 14 milhões de procedimentos, sendo 6.631.434 consultas, 7.644.918 exames, 404.503 cirurgias e 11.140 transplantes.

Através de seus Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Residência Médica, Especialização e Fellow em Oftalmologia), já formou 572 médicos oftalmologistas brasileiros e estrangeiros (América Latina e Angola).

A instituição desenvolve e publica regularmente trabalhos científicos, apresentados em congressos no Brasil e no mundo. Entre 2016 e 2018, foram 74 publicações em revistas indexadas nacionais e internacionais.