(81) 3302.4300 contato@doefav.com

Picture1

Há três décadas, a Fundação Altino Ventura – FAV assumiu, com a sociedade pernambucana, o compromisso em oferecer ações de prevenção, diagnóstico e de tratamento das doenças oculares a pacientes de baixa renda. Desde então, através de serviços de atenção especializada oftalmológica, clínica, cirúrgica e de emergência 24h, a FAV já realizou mais de 14 milhões de procedimentos (consultas, exames e cirurgias) em adultos e crianças.

O compromisso com a qualidade no atendimento e a atenção humanizada oferecida a cada paciente revelou, ao longo do tempo, demandas da população de baixa renda que impulsionaram a ampliação dos serviços.

Em 1993 foi dado o primeiro passo para a interiorização da oftalmologia especializada, por meio da expansão do raio de atuação em projetos realizados em Unidades Clínicas Móveis nas comunidades. A partir de 2001, a FAV expandiu sua atenção especializada em oftalmologia para atendimento permanente em outros municípios, implantando Unidades Avançadas Clínicas em Salgueiro (2001), Arcoverde (2003), Jaboatão dos Guararapes (2005) e Serra Talhada (2018). No ano de 2003, foi criado o projeto cirúrgico Caravana da Visão com a Unidade Móvel Cirúrgica Inácio Cavalcanti, doada pela Fundação Rotária Internacional.

Uma avaliação aprofundada dos casos atendidos pela FAV constatou que, além do comprometimento visual, a maioria dos pacientes apresentava, também, outras deficiências. Em 2005 foi fundado o Centro Especializado em Reabilitação ‘‘Menina dos Olhos’’ para prestar atendimento a essas pessoas. Sua sede foi construída e inaugurada por meio de doações de parceiros alemães: Christian Blind Mission (CBM), Governo Alemão (Ministério do Desenvolvimento), Lions da Alemanha (MD – 111) e a rede de televisão RTL, além de parceiros nacionais.

Esse serviço, reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, abrange as áreas visual, auditiva, física e intelectual. O ‘‘Menina dos Olhos’’ conta com equipes multiprofissionais especializadas, sendo pioneiro em todo o Norte e Nordeste na reabilitação/habilitação de crianças e adultos. Na sua essência, além do trabalho assistencial, a FAV se consolidou em outros dois importantes pilares: ensino e pesquisa científica. Através dos cursos de Pós-Graduação lato sensu, Residência Médica, Especialização e Extensão (Fellow), a instituição já formou 572 médicos, provenientes de todas as regiões do Brasil e diversos países da América Latina, além de Angola, na África.

O ano de 2018 foi de grandes desafios, principalmente pelas repercussões na saúde pública provocada pela crise socio, ecomômica e política do Brasil e Pernambuco, o que causou diminuição da oferta de serviços especializados em saúde ocular e reabilitação aos pacientes. Entretanto, neste mesmo período, conquistas relevantes foram alcançadas pela instituição. Pesquisadores da FAV receberam importantes prêmios, como o das Olimpíadas de Catarata (Congresso Mundial de Oftalmologia, em Barcelona), entregue à Dra. Bruna Ventura; o Prêmio Varilux (Congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Rio de Janeiro), concedido ao Dr. Adriano Vasconcelos, e o Prêmio Artemis (Academia Americana de Oftalmologia, em Chicago), concedido à Dra. Camila Ventura, primeira oftalmologista latino americana a receber esta importante distinção. Além disso, a menção honrosa foi concedida ao Dr. Luan Almeida no Congresso de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de São Paulo por trabalho científico. Homenagem distinguida também foi concedida à Dra. Liana Ventura pela contribuição significativa como Presidente da Fundação Pan-Americana de Oftalmologia.

Assim, a FAV vem construindo sua história: são 32 anos zelando pelo profissionalismo, atuando com ética, disciplina e humanização, em prol dos mais necessitados.

Gratidão a todos os parceiros nacionais e internacionais e, acima de tudo, a Deus, a quem rogamos as bençãos para continuarmos trabalhando em prol de um Brasil mais justo e solidário.

Marcelo Ventura Presidente da Fundação Altino Ventura