No interior do Estado

_MG_4823-2

A FAV foi pioneira em Pernambuco na prestação de serviços oftalmológicos para a população de baixa renda no interior do estado. Há 27 anos, os municípios encontraram na FAV uma aliada para superar as dificuldades, incluindo carência de infraestrutura adequada, de recursos humanos qualificados e limitações de acesso a serviços especializados e continuados.

A FAV passou a atuar no interior a partir de 1993, utilizando uma Unidade Móvel Clínica cedida pelo Hospital de Olhos de Pernambuco – Hope. Equipada com três consultórios oftalmológicos, a Unidade permitia a realização de consultas e exames complementares por meio de mutirões de atendimento à comunidade.

O apoio da Fundação Rotária Internacional permitiu a implantação do projeto Caravana da Visão, em 2001. O projeto utilizava a Unidade Oftalmológica Móvel Cirúrgica Inácio Cavalcanti, para realizar mais de 35 mil cirurgias de catarata e pterígio em mais de 115 municípios.

Também em 2001, a FAV recebeu apoio da bancada parlamentar de Pernambuco, governo estadual e municipais para implantar as Unidades Avançadas Especializadas em Oftalmologia em municípios-polo, que passaram a prestar assistência em saúde ocular continuada. Semanalmente, a população se submetia a exames oftalmológicos e complementares nesses municípios.

As Unidades da Fundação foram abertas nas cidades de Salgueiro, no Sertão, a 514,7 km do Recife, em 2001; Em Arcoverde, a 248,9 km da capital, em 2003; e em Jaboatão dos Guararapes, a 9,7 km do Recife, em 2005; Serra Talhada, a 416,5 km do Recife foi contemplada em 2018.

Os benefícios e o legado social deixados à população com a descentralização da oftalmologia são imensuráveis.

_MG_4868-2

unidade móvel cirúrgica Inácio Cavalcanti4692001646920025_MG_4618 - CopiaMatéria do ônibus Cirurgico (9)