QUEM SOMOS

Fundada em 1986, a Fundação Altino Ventura – FAV é uma instituição de origem privada, sem fins lucrativos. Tradicionalmente reconhecida como centro de excelência em assistência em saúde ocular, atende pacientes da população de baixa renda, usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, em Pernambuco. Possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), atendendo a Portaria N°1036, de julho de 2018. Protocolo N°25000.178399/2020-16, de 17/12/2020. É habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação, nas modalidades auditiva, física, intelectual e visual (Portarias SAS/MS nº 494, de 12/06/2015, e GM/MS nº 806, de 18/06/2015).

Voltada à ciência, à educação e à inovação nessas áreas da saúde, esta Instituição de Ensino Superior (IES) oferece cursos de pós-graduação, residência médica e especialização em oftalmologia (Lato sensu), credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Brasileiro de Oalmologia (CBO); e doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais (Stricto sensu), credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

Atende pacientes na sua sede, no bairro da Boa Vista, e no Centro Especializado em Reabilitação Meninas dos Olhos (Iputinga), além das unidades avançadas em oftalmologia localizadas nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada e Salgueiro.

Em 35 anos de atuação, já foram realizados mais de 17,1 milhões de procedimentos, sendo 8,7 milhões consultas, 7,9 milhões exames, 452,6 mil cirurgias e 6,2 mil transplantes de córnea.

Por meio de seus Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Residência Médica, Especialização e Fellow em Oftalmologia), a instituição já formou 639 médicos oftalmologistas brasileiros e estrangeiros (América Latina e África).

A instituição desenvolve e publica regularmente trabalhos científicos, apresentados em congressos no Brasil e no mundo. Somente no período de 2016 a 2020, pesquisadores da FAV publicaram 82 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais.