Departamento de Investigação Científica

O Departamento de Investigação Científica da Fundação Altino Ventura (FAV) tem como objetivo principal auxiliar alunos e pesquisadores da instituição na elaboração de projetos de pesquisa, artigos e trabalhos apresentados em eventos científicos. Atualmente é coordenado pela Dra. Camila Ventura (Médica Oftalmologista, Doutora em Ciências Visuais – UNIFESP). Conta ainda com as Analistas de Pesquisa Científica Dra. Camila Andrade (Biomédica – UFPE, Doutora em Biologia Aplicada à Saúde – UFPE) e Dra. Taciana Higino (Biomédica – UFPE, Doutora em Biociências e Biotecnologia em Saúde – FIOCRUZ/PE), além da Estatística Camilla Rocha (Estatística – UFPE, Especializanda em Inteligência Artificial com Ênfase em Ciências de Dados – IBRATEC).

A Fundação Altino Ventura é fonte de um grande manancial de dados científicos que permitem a realização de pesquisas de ponta, utilizando dados epidemiológicos coletados nas ações de prevenção à cegueira e reabilitação visual, auditiva, física e intelectual, favorecendo assim o melhor conhecimento da realidade da saúde ocular e das múltiplas deficiências das regiões Norte/Nordeste. A instituição desenvolve continuamente Projetos de Extensão e Pesquisa, com parcerias técnico-científicas com instituições nacionais e internacionais. Parcerias técnico-científicas como: Projeto de Baixa Visão, em parceria com Fundação Lions Internacional, a ONG cristã Alemã, CBM, Governo Alemão, em oito estados do Norte e Nordeste (Roraima, Amapá, Ceara, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) capacitando oftalmologistas pediátricas e terapeutas especialistas em baixa visão; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), desenvolvendo diversos trabalhos científicos, e no fomento à Pós-graduação strictu sensu; Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), WHO-das Américas, Ministério da Saúde do Brasil, e a UNICEF, para elaboração de materiais educativos para profissionais da Atenção Básica e Especializada à Saúde da Criança, com Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCZV); Projeto de Pesquisa Científica “Semear”, financiado pelo Eunice Kennedy Shriver Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Institutos Nacionais de Saúde (NIHCD), dos Estados Unidos, em parceria com a RTI Internacional (Research Triangle Park, NC), que visa acompanhar o desenvolvimento de crianças com a SCZV e suas famílias.

No âmbito da contribuição à ciência, somente nos anos de 2016 a 2018, a FAV publicou 56 trabalhos científicos peer reviewed, muitos de alto impacto, além de outras edições de grande destaque.

REGULAMENTO DO DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA – CLIQUE AQUI

depa 1 depa 2